We have determined your location to be:    

Caminhos para o varejo

Entendendo o processo de compra do consumidor

A noção do processo de compra refere-se a um conjunto de etapas sucessivas, com eventuais retornos, até a decisão final. Existem vários conceitos chave deste processo, mas a maior parte dos estudos e das observações de compras complexas resulta num esquema representado por quatro grandes etapas, identificadas em quase todos os casos:



Mas como o consumidor “percebe” o produto? Como devemos nos comunicar de maneira mais eficaz como ele? O que o consumidor compra transcende suas necessidades primarias. O mecanismo perceptual rege as relações entre o individuo e o mundo que o cerca e todo o conhecimento é necessariamente adquirido por meio da percepção.

Para que se possa falar de percepção, é preciso que haja a sucessão de três fases: exposição a uma informação, atenção e decodificação. Por esse motivo, a percepção é composta das seguintes características:



Seguiremos com essas orientações no próximo boletim.


Boa quinzena


Augusto Aki

[email protected]