We have determined your location to be:    

Caminhos para o varejo II


Tendências de consumo


O que acontece na sociedade afeta o consumo dos produtos. Algumas mudanças afetam mais determinados produtos. Em geral, os produtos de valor simbólico tendem a ser favorecidos, e as flores e plantas estão entre eles. Vejamos algumas previsões:


1. O estresse continuará crescendo. Estudos indicam que uma em cada três pessoas estará sofrendo de alguma doença psíquica nos próximos anos. A questão é simples = o planeta é o mesmo e há cada vez mais gente morando nele. O estresse é uma causa natural, pela necessidade de maior produtividade e competitividade que esse desequilíbrio provoca. Os produtos “simbólicos” terão crescimento. Os produtos terão um “ciclo de vida” mais curto (o que significa mais capacidade de marketing nos produtores) e maior demanda para inovação em serviços nas lojas.

 

2. O consumo para decoração da casa também deve crescer. Em geral o movimento desse setor acompanha o crescimento do setor imobiliário, com dois anos de defasagem. Essa demanda fará com que as lojas ampliem seu mix de produtos.

 

3. A disponibilidade de tecnologia tornará as lojas mais acessíveis. O consumidor estará mais maduro. Isso fará com que haja uma concentração das vendas nas lojas com melhor marketing. As vendas passivas de balcão podem ter muitas dificuldades.

 

4. O consumidor terá uma relação mais “sensitiva” com os produtos. Isso abre portas de criação de produtos:

  • Tematização
  • Sazonalização
  • Personalização
  • Inovação
  • Conteúdo
  • Interatividade
  • Conveniência de compra
  • Durabilidade
  • Foco em dois pilares – Bem Estar e Sexo é vida

5. Do lado comportamental vivemos uma “banalização dos relacionamentos”:

  • Mais divórcios
  • Mais 2os casamentos
  • Crescimento dos “ficantes”

6. Oportunidades surgirão daí:

  • Comemoração das bodas “pequenas” (ate 10 anos)
  • Criar uma noite especial
  • Sexo é vida

7. Reforço de relacionamento – bodas pequenas, almoço de domingo, presente de aniversário, presentes casuais – mais importância da marca das lojas e da comunicação externa (criação de campanhas e produtos).

 

Boa semana!

Augusto Aki
[email protected]