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Caminhos para o varejo IV

FLORICULTURAS


1.    Pesquise sobre a venda por SMS (veja boxe na pagina seguinte). Essa pode ser uma nova e boa ferramenta de comercialização.

 

2.    Ataque o segmento de serviços com:

  • Assinatura de flores (ataque também as Academias de Ginástica)
  • Manutenção de jardins
  • Decoração de interiores com ênfase em jardins de interior
  • Decoração de feiras
  • Fique de olho nas tribos de mulheres – crie eventos fechados e exclusivos
  • Crie serviços sob encomenda para casais casados que estão acima dos 40
  • Serviços tipo – “tornar um dia normal em uma noite especial”
  • Vitrinismo para outros varejos

3.    Transforme sua loja em um show room dos fornecedores. Delegue a exposição e o estoque. Alugue espaço e receba uma comissão sobre a venda.

 

4.    Transforme seu lay out – lojas novas atraem mais.

 

5.    Aumente seu mix de produtos para a decoração de interior – atraia o público feminin.

 

6.    Invista em quiosques e displays dentro de outros pontos de venda.

 

7.    Pesquise sobre compras governamentais. Esse mercado deve favorecer a pequena empresa nos próximos anos. Pense em quantos eventos por ano podem ser decorados.

 

8.    Divulgue seu serviço de intercambio de pedidos para outras cidades (e divulgue sua loja para receber pedidos de outras cidades, junto a rede de floristas).

 

9.    Ofereça cupom de desconto para a próxima compra.

 

10.    Faça demonstração floral em frente da loja, uma vez por semana. Isso atrai a atenção.

 

11.    Associe-se com outras lojas para compra e para serviços de entrega. Tenha até alguns produtos em comum para permitir uma ação promocional.

 

12.    Crie um serviço de terapia floral para empresas.

 

13.    Administre a loja em separado das suas contas pessoais.

 

14.    Crie uma marca profissional.

 

15.    Crie produtos especiais para datas de confraternização da família (almoço de domingo).

 

16.    Administre sua loja em termos de faturamento por m2. O ideal é atingir R$300,00 AM/m2.

 

17.    Esteja atento á oportunidade de decoração nos leiloes de cavalos e gado.

 

18.    Crie produtos “Flower to wear” integrando flores e moda.

 

19.    Crie uma linha de arranjos para cada estação do ano.

 

20.    Cadastro do comprador das flores, para oferecer o envio de flores posterior por quem foi presenteado.

 

21.    Fazer mini cestas de presentes para adolescentes.

 

22.    Promoções de venda, com preço especial, para as 3as feiras.

 

23.    Quiosques “pop up” – que existem somente por um período, em pontos de grande fluxo ou em datas especiais.

 

24.    Criar guirlandas temáticas para as principais datas do ano.

 

25.    Criar “jardins verticais” – composições de plantas verdes em quadros.

 

26.    De vida ao seu site – crie conteúdo sobre bem estar e relacionamento.

 

27.    Faça ação promocional em parceria com pizzarias (nos serviços de entrega) para chegar às casas dos consumidores (flores para acompanhar?).

 

28.    Crie ações promocionais para secretarias – elas são as portas para as empresas.

 

29.    Edite um Guia de Namoro – de dicas de como apimentar o relacionamento de seus clientes.

 

30.    Invista em arranjos que permitem maior margem que os buques.

 

31.    Fuja da comparação.

 

32.    Pense na venda de flores por haste, para criar movimento na loja e reforçar relacionamento com os clientes da vizinhança.

 


GARDEN CENTERS

1.    Crie uma “academia para terceira idade” em sua loja. Se você atrair esse publico conseguirá ter “advogados” da loja e assim criar uma tribo de clientes.

 

2.    Faça cursos de jardinagem casados com concursos de jardinagem. Isso cria interatividade e também fortalece a sua tribo de clientes.

 

3.    Tenha uma agenda de eventos que sejam do “Bem Estar”.

a.    Ensine a fazer saladas

b.    Ensine sobre ginástica

c.    Ensine sobre pintura de vasos

d.    Ensine sobre vinho

 

4.    Ofereça cupom de desconto para a próxima compra.

 

5.    Incentive o mercado de paixão pelas plantas organizando campanhas de reflorestamento voluntário.

 

6.    Crie os batalhões de qualidade, para garantir que a exposição da loja sempre esteja campeã!

 

7.    Analise os resultados da loja em termos de faturamento por m2. O ideal é atingir uma media de R$80,00 AM/m2.

 

8.    Melhore sua comunicação visual aérea.

 

9.    No lay out interno da loja invista no conceito “varejo emoção” – a loja deve convidar para ficar, convidar para explorar e convidar para retornar.

 

10.    Criar um circuito de caminhada dentro da loja (nos Garden Centers).

 

11.    Aumentar o mix de produtos para decoração do lar.

 

12.    Crie ações promocionais para secretarias – elas são as portas para as empresas.

 

13.    Organize campanhas beneficentes. Seja um agente do bem e reforce sua relação com a tribo de clientes.

 

Boa semana
Augusto Aki
www.negocioscomflores.com.br


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•    CD – Manual de Design de loja para floriculturas
•    CD – Manual Operacional para Gardens